quarta-feira, 23 de outubro de 2013

USAR O CELULAR ANTES DE IR DORMIR PODE FAZER MAL A SAÚDE, DESCUBRA PORQUÊ

De uns tempos para cá, virou rotina sair novos estudos todos os anos para falar sobre o mal causado pelo uso excessivo dos dispositivos móveis. E uma prática cada vez mais comum tem preocupado médicos e pesquisadores de várias partes do mundo: mexer no celular minutos antes de ir dormir.
Um relatório recente publicado no jornal Psychology of Popular Media Culture comprova os perigos desse hábito: utilizar o smartphone para mandar e receber mensagens de texto faz com que você tenha dificuldade para ter uma boa noite de sono.

Para chegar à conclusão, 83 estudantes universitários responderam a uma pesquisa online que cruzava dados sobre o número de SMSs enviados em um único dia com a qualidade do sono dos alunos. A partir daí, não foi difícil constatar que, quanto mais se usa o celular, menos as pessoas dormem.
E por quê? Os autores do estudo afirmam que, uma vez que os usuários dormem com seus aparelhos perto do ouvido, é comum acordar com o barulho de uma notificação de chegada ou atualização.
Soma-se a isso o fato de que as pessoas esperam por uma resposta imeditada sempre após mandarem alguma mensagem, não importa o horário – mesmo que esse feedback aconteça no meio da noite, durante o sono.
Os médicos avisam que é preciso desligar o smartphone e mantê-lo fora da cama, ou deixá-lo no modo silencioso toda vez antes de ir dormir, por mais difícil que essa tarefa possa parecer.
Isso tudo pode soar como piadas, mas especialistas dizem que tanta tecnologia criou uma espécie de anomalia nos jovens da nova geração: uma síndrome que faz com que esses jovens respondam a mensagens de texto até mesmo enquanto estão dormindo.
Para alguns estudiosos, o cenário é realmente preocupante: assim que seus aparelhos tocam, os usuários respondem às mensagens, muitas vezes com palavras sem sentido, e quando acordam não têm nenhuma memória sobre sua atividade noturna. 
Mensagens de texto enviadas durante o sono costumam ocorrer durante cochilos ou entre 90 minutos a duas horas no processo de cochilo, antes do indivíduo entrar no sono profundo.
Uma pesquisa recente da Pew Research & American Life Project afirmou que os adolescentes passam cerca de uma hora e meia enviando mensagens todos os dias, e um em cada três envia uma média de 100 mensagens por dia. 
Pelo menos quatro em cada cinco adolescentes dormem com seus celulares na cama ou perto dela, o que torna o envio de mensagens de texto durante o sono algo convidativo.
Estima-se que o tempo ideal de sono para os seres humanos seja de sete a oito horas por noite.
Quando não conseguimos dormir o tempo suficiente, estamos mais propensos a enfrentar problemas na escola e no trabalho, bem como chances de desenvolver obesidade, hipertensão arterial, depressão, problemas de comportamento e uso de drogas. Outros estudos também sugerem que problemas com o sono durante a adolescência não costumam desaparecer com a idade, podendo continuar afetando a saúde do indivíduo ao longo de sua vida adulta.

Fontes: (crédito) http://canaltech.com.br





Nenhum comentário: