quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Conheça nove alimentos que parecem ser vegetarianos, mais não São!


"Cerveja, queijo e vinho branco são algumas das comidas e bebidas que podem conter partes de animas mortos"

                                                                                      

Vegetarianos são pessoas que excluem de sua alimentação todos os tipos de carne, aves, peixes e seus derivados, podendo consumir laticínios e ovos ou não. 
O grupo mais comum é o ovolactovegetariano que incluem laticínios e ovos na dieta. Também há os lactovegetarianos, que não ingerem ovos, mas comem lacticínios e os ovovegetarianos que consomem ovos, mas não laticínios. 

Os vegetarianos estritos não ingerem nenhum derivado de animal em sua dieta. Enquanto os veganos são vegetarianos estritos que recusam componentes animais não só em alimentícios, como também evitam roupas de couro, lã e seda, produtos de higiene e cosméticos.


Alguns alimentos parecem inofensivos para os ovolactovegetarianos e até para os vegetarianos estritos e veganos, mas podem conter partes de animais mortos em sua composição. Certos queijos possuem enzimas retiradas do estômago de bezerros, enquanto alguns vinhos brancos e cervejas podem conter uma substância retirada da bexiga natatória do peixe. Conversamos com especialistas e listamos nove comidas e bebidas que parecem vegetarianas, mas não são. 


Para saber se o alimento que você vai comer possui partes de animais mortos em sua composição, a recomendação é entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do fabricante do produto. "Isto porque boa parte destas substâncias não aparecem no rótulo da comida ou bebida", explica o nutricionista George Guimarães, especializado em dietas vegetarianas.  

Nenhum comentário: